11/11/11: Não é só uma data, mas também um aviso!
- Mateus Fragata
- 1 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

A importância dos números é absoluta. Sem eles, não teríamos aprendido as artes da matemática, da engenharia, de incontáveis códigos, enfim, de praticamente todas as tecnologias de nosso mundo. É perturbador pensar em uma sociedade desprovida deles. O homem não conseguiria realizar as tarefas mais básicas e necessárias para viver em comunidade. Não é de se impressionar que esse objeto da Matemática tenha um estudo dedico totalmente a ele. Considerada como pseudociência, a Numerologia prega que os números podem estar ligados a previsões do futuro e características de personalidade.
Entretanto, o evento conhecido como “11:11” sempre chamou mais a atenção dos estudiosos. Os numerologistas acreditam que a repetição deste número na vida das pessoas aparece frequentemente. A interpretação desta hora ou data ainda é suspeita e permanece um mistério. Alguns acreditam que esses números repetem graças a “sincronicidade”. Outros simplesmente defendem que se trata de uma sinalização da presença de um espírito. A verdade é que os indivíduos assombrados por visões de números repetidos acabam fascinados e procuram um significado desta interessante característica do acaso.
O escritor de sucesso Joseph Crone acorda de um forte pesadelo. Seu sonho traz recordações amargas do seu passado marcado por inúmeras desgraças que coincidiram, de alguma forma, com o número 11:11. Ainda atordoado por suas recordações, Crone procura um grupo de pessoas que partilham da mesma dor de sua perda. Saindo do centro comunitário, Joseph sofre um grave acidente e acorda no hospital. Não era para ele estar vivo, diz um médico. Chegando em casa, o escritor recebe uma ligação de seu irmão. “Nosso pai está morrendo. É importante que você volte para casa”, diz Samuel. Mesmo relutante com a idéia, Crone volta a Barcelona para confortar seu pai. Em sua terra natal, o “11:11” fica cada vez mais presente em sua vida e começa a ter . Perplexo com essas inúmeras visões, o escritor passa a pesquisar a fundo sobre o significado destes misteriosos números. Porém seu irmão fortemente religioso insiste em que Joseph pare de procurar respostas para o acaso, pois a resposta que tanto procura pode não ser nem um pouco agradável.
Darren Lynn Bousman faz um trabalho notório para um roteiro do gênero. O teor religioso de sua escrita é bem elevado o que pode causar certo desconforto para os espectadores que não se interessam pelo assunto. Isso se deve ao fato do conflito mais desenvolvido do filme: Joseph, o cético, vs. Samuel, o pastor religioso. Os diálogos entre os irmãos envolvem discussões relevantes a respeito dos temas que envolvem fé, mito e realidade. Os questionamentos feitos pelo protagonista não deixam de ser interessantes e acabam elevando o nível da sua escrita. Fora isso, a construção dos personagens é bem feita. O ceticismo de Joseph tem uma causa bem coerente e a persona de Samuel é gradualmente mistificada.

Seu roteiro mistura gêneros que não visitam os cinemas a um bom tempo, apesar de seguir o tema freqüente sobre “satanismo & demônios”. A pegada noir misturada com thriller de suspense foi uma das melhores idéias de Bousman. O lado noir da escrita se baseia principalmente da investigação de Joseph a respeito do evento 11:11 e da conveniente narração em off cheia de críticas. Entretanto a má condução da investigação acaba afetando o relevantemente o clímax da história.
O esquema que envolve a resposta das muitas questões acerca do mistério da trama é muito simples. Quando o protagonista quer entender mais o conceito sobre a numerologia, apenas procura na internet. Claro que isto deixa o desenvolvimento mais fluido da narrativa, mas mesmo assim, não deixa de ser decepcionante e um tanto monótono. Felizmente, o roteirista sabe dosar muito bem os eventos sobrenaturais que acontecem nas horas 11:11 e os acontecimentos extraordinários que acontecem no resto dos dias.
Bousman trabalha com outros recursos bem interessante sendo o melhor deles a freqüente quebra de expectativa do espectador. A história conta com reviravoltas completamente imprevisíveis. Fora isso, existem conclusões de arcos narrativos secundários que Bousman prefere omitir deixando-os em aberto – certos mistérios ficam ainda melhores quando não são revelados… ASSISTIR
TRAILER
コメント